sábado, 23 de fevereiro de 2019

Santa Casa determina revisão dos procedimentos após morte de pacientes



O provedor da Santa Casa de Caridade de Bagé, Aírton Lacerda, determinou a revisão dos procedimentos e o mapeamento completo das ações das equipes envolvidas no atendimento, especialmente nos casos que envolveram a morte de dois pacientes nas dependências da instituição, ocorridas no último sábado e nesta segunda-feira.
Após acidente de trânsito ocorrido no dia 21 de janeiro, o mototaxista Eduardo Corrêa Costa, 53 anos, foi internado no hospital. Costa passou por duas cirurgias e familiares relataram à imprensa que o médico e a instituição teriam sido negligentes no atendimento. “O paciente chegou ao hospital com fratura exposta na tíbia e perônio devido ao acidente. Casos como este são complexos devido a vários fatores que podem levar ao óbito. A infecção que ocasionou a morte não ocorreu durante o atendimento, pois o hospital disponibilizou toda a estrutura e prestou todos os serviços necessários. Ocorre que o médico que presta atendimento é quem  determina como o paciente será tratado. Por esta razão, existia a ordem para que o curativo não fosse removido. Devido à extensão dos ferimentos, a morte de tecidos, já era percebida quando da entrada do mototaxista ao hospital, indicava que a infecção já existia e se agravou. Para salvar a perna, o profissional decidiu não fazer a amputação imediata. É um risco que todo médico enfrenta durante a vida profissional”, declarou.
Conforme o provedor, serão realizadas revisões em todos os procedimentos para identificar falhas em todos os setores da Santa Casa de Caridade. "Para que este tipo de situação não se repita", disse.
Os fatos relacionados à morte de Costa serão investigados pela Polícia Civil e pela Santa Casa de Caridade.
Segundo o titular da 2ª Delegacia de Polícia, André Mendes, cerca de 10 depoimentos já foram recolhidos para determinar as causas da morte do mototaxista. “Investigamos se ocorreu por causas naturais, devido às circunstâncias extremas do acidente; ou se teve alguma intercorrência durante o tratamento que possa ter ocasionado na morte do paciente. Todas as circunstâncias, desde a chegada da ambulância ao local do acidente até o hospital, serão investigadas. Também são realizadas investigações paralelas, relacionadas a outros casos, nos quais familiares fizeram denúncia à Polícia Civil”, relatou.
A reportagem contatou a delegacia regional do Conselho Regional de Medicina (CRM) para saber o posicionamento da entidade. Contudo, até o fechamento desta edição, não teve retorno.
 
Queda da cama na UTI

 Outra morte que causou comoção foi a de um idoso, de 80 anos, que teria caído da cama na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Lacerda frisou que o paciente teria sofrido um infarto agudo do miocárdio durante a internação. “O idoso, quando sofreu o infarto, teria se levantado da cama, caído e sofrido o ferimento. Ocorre que a queda não causou a morte da vítima. Foi, provavelmente, a consequência do próprio infarto”, argumentou. Familiares registraram boletim de ocorrência e o caso também será investigado pela Polícia Civil.

Provedor promete apuração rigorosa

Além da entrevista, o Folha do Sul recebeu comunicado assinado pelo provedor a respeito dos casos envolvendo a instituição. “A Santa Casa de Caridade de Bagé sempre esteve e sempre estará ao lado da comunidade para protegê-la e zelar pela saúde da população", garantiu Lacerda.
Sobre o caso do mototaxista, a nota diz que ele que sofreu acidente de trânsito e deu entrada no hospital em estado gravíssimo (com fratura exposta e perdas de tecido muscular e pele). O gestor afirmou que diante do quando, ele foi tratado por meio de protocolos de urgência e emergência. "Essas lesões têm alto risco de contaminação e evolução incerta", acrescentou.
O provedor afirmou que o hospital forneceu todos os meios a seu dispor para o atendimento do paciente que desde a entrada teve amparo e foi tratado por médico e enfermeiros. Em face da morte do mototaxista, segundo Lacerda, a provedoria determinou uma  sindicância para apuração das denúncias surgidas em meio aos fatos e amplificadas nas redes sociais e que serão rigorosamente trazidas a público e informadas às autoridades competentes. "A Santa Casa está solidária com a família do paciente falecido e envidará esforços para que os fatos sejam esclarecidos à luz da verdade e da transparência que o caso requer. Esclarecemos que o nosso corpo médico é qualificado e diligente. Acreditamos que em nenhum momento houve negligência ou imperícia", disse Larcerda, prometendo atuação rigorosa para que os fatos sejam esclarecidos.


Jornal Folha do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário