segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Em nova fase, Gaeco apura elo entre Ouro Verde e "Barão da Merenda"

Operação Ouro Verde se debruça sobre "Plano B" da Vitale para arrecadar mais dinheiro em Campinas

Fachada do Hospital Ouro Verde em Campinas.

Os promotores do Gaeco (Grupo de Ação Especial contra o Crime Organizado) do Ministério Público em Campinas investigam como funcionava o "plano B" da Vitale para arrecadar mais dinheiro no Hospital Ouro Verde. Este provavelmente será o foco na nova fase da operação que apura desvios na unidade de saúde - desde novembro de 2017, já foram três fases, com 18 mandados de prisão expedidos. 

De acordo com o que já foi apurado pelos promotores, o ex-servidor da Saúde Municipal Maurício Rosa entrou no governo para aplicar um sistema parecido com o que era praticado pela Máfia da Merenda no estado, e obter mais recursos. 

Um dos colaboradores do plano seria Eloizo Durães, que ficou conhecido em São Paulo como o "Barão da Merenda" após ter sido preso e processado por fraudes e desvios no caso que ficou conhecido como Máfia da Merenda. 

A Máfia da Merenda é um esquema fraudulento com políticos e lobistas em 30 municípios do Estado de São Paulo, envolvendo 65 contratos com prefeituras que somam R$ 1,6 bilhão. Pelo menos 85 pessoas estão envolvidas. Os agentes desviavam recursos da União destinados à compra de alimentação para alunos em escolas públicas. 

Maurício Rosa foi nomeado em 11 de janeiro do ano passado. Para o Ministério Público, ele era o "plano B" da Vitale. 
Na primeira denúncia do Gaeco, os promotores mencionam Eloizo e sua relação com o lobista
João Carlos da Silva Júnior, conhecido como "Juninho". O lobista atuaria em nome do ex-secretário Silvio Bernardin. 

"Juninho tem vínculo com as empresas ligadas a Eloizo Durães, que, conforme ressaltado em outras manifestações, ficou conhecido no Estado de São Paulo como 'Barão da Merenda', após ter sido preso e processado por fraudes e desvios na chamada 'máfia da merenda', consta na denúncia. 

O Caso Ouro Verde apurou um esquema de fraudes em licitação, direcionamento de contratos e corrupção no hospital. Após o escândalo, o prefeito Jonas Donizette (PSB) demitiu os envolvidos e municipalizou os serviços da unidade de Saúde. Juninho não ocupou cargos na Administração. 

INVESTIGAÇÃO 

No final do ano passado, o Ministério Público Federal denunciou Jonas por suposto desvio de verba da merenda escolar. Segundo revelou a investigação, houve fraude em dois contratos da Prefeitura de Campinas firmados entre 2012 e 2013 para a compra de suco de laranja e que podem ter gerado um prejuízo entre superfaturamento e lavagem de dinheiro na ordem de R$ 2,8 milhões. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário