sábado, 23 de fevereiro de 2019

Moradores reclamam de falta de médicos na policlínica da Morada do Ouro


O atendimento na policlínica da Morada do Ouro em Cuiabá, não está sendo realizado por falta de médicos, segundo denuncia de pacientes.

Em contato com o MT de Fato, uma das usuárias do Sistema Único de Saúde, que procurou a unidade na manhã desta segunda-feira (15), com sintomas de pneumonia, relatou que a policlínica, está abandonada e a informação é que os médicos iniciarão o atendimento apenas após as 19h.

Na escala de serviço, dois plantonistas estão escalados para esta segunda-feira, porém nenhum paciente foi atendido pelos profissionais.
Os casos mais graves estão sendo analisados por enfermeiras e os demais pacientes são dispensados pela falta de médicos.


Outro lado

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, informou que a UPA Morada do Ouro segue a classificação de risco – ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo a com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

A emergência (vermelho) tem atendimento imediato, o laranja em até 10 minutos, o amarelo em até 60 minutos. O verde, que é considerado pouco urgente e o azul, não urgente, tem atendimentos realizados entre 120 minutos e 240 minutos respectivamente. Ou seja, a média de atendimento permitida por lei é de até 6 horas para esta última. Nesta segunda-feira, 15, a UPA estava atendendo com 2 médicos e 2 pediatras, mas devido ao grande número de pacientes com classificação amarela, o atendimento aos verdes e azuis ficou prejudicado.
A SMS ainda orienta que pacientes com casos pouco urgentes e não urgentes podem procurar atendimento na Atenção Básica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário