domingo, 10 de fevereiro de 2019

Filha denuncia descaso com idosa que aguarda amputação da perna no PS vídeo

Há uma semana, a aposentada Antônia Lopes, 70 anos, está internada no Pronto-Socorro de Cuiabá à espera de uma cirurgia. A filha dela, a pedagoga Lane Carol dos Santos, conta que a mãe vem enfrentando descaso na unidade de saúde, que sofre com ausência de equipe necessária para atender a todos os pacientes.
"Se eu tivesse para onde correr com a minha mãe daqui, já teria corrido, porque é agonizante ficar nessa espera. Já fui à sala procurar o médico por três vezes e sempre nos tratam com hostilidade. Não quero mais passar essa raiva de estar procurando. Tenho que procurar, mas estou aqui com a sensação de impotência", disse Lane, em um vídeo que compartilhou nas redes sociais - assista.


Antônia tem diabetes. Ela está com parte do pé direito necrosado. A idosa e a filha moram em Barra do Bugres (a 169 km de Cuiabá). Elas vieram ao Pronto-Socorro de Cuiabá para que a idosa ampute parte da perna direita, em uma área pouco acima do joelho.

A filha conta que chegaram na última quinta e que até não há previsão de quando ela vai passar pelo procedimento. "Precisa dessa cirurgia com urgência porque a necrose é uma coisa séria e precisa ser resolvida o quanto antes, senão a situação dela piora ainda mais”, relata a pedagoga, que fica sentada em uma cadeira de plástico, ao lado da genitora.

A pedagoga reclama que a idosa não vem recebendo os atendimentos adequados. “A minha mãe está em condições insalubres. Eu reclamei e nada adiantou”, lamenta. Lane comenta que a mãe deveria estar na enfermagem, porém permanece em um dos leitos da ala verde.

Antônia está em uma maca considerada inadequada. “Eu tive que comprar um colchão para colocar na maca, porque o lugar era desconfortável e perigoso. A todo o momento, fico olhando, porque ela corre o risco de cair”, diz.

Após publicar o vídeo denunciando o descaso com a mãe, Lane relata que sofreu represália. “Agora fico ouvindo indireta de funcionários e percebo que estão me olhando diferente. Ficam dizendo que não cuido da minha mãe direito”.

Ela conta que torce para que a mãe seja operada o quanto antes, para que possa retomar a vida em Barra do Bugres. Teme ser demitida porque está há uma semana sem trabalhar.

Novo Pronto-Socorro

Enquanto pacientes como Antônia permanecem no Pronto-Socorro, em meio à superlotação e condições precárias, o novo Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá segue sem prazo para ser reaberto. Inaugurado em 28 de dezembro, o lugar não realizou nenhum atendimento.

Prometida pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) como uma forma de melhorar a situação da saúde pública na Capital, a nova unidade foi impedida de funcionar pela Justiça, pois foi apontado que não havia um plano de gestão adequado ao lugar. O prefeito apresentou um projeto para o funcionamento no início deste ano. Desde então, a Justiça tem analisado o caso. Não há prazo para o início das atividades no lugar.

Outro lado

A secretaria municipal de Saúde confirmou que Antônia está internada na ala verde e tem recebido todo atendimento médico, assistencial e medicamentoso necessário. “Ela está sendo acompanhada diariamente pelo médico Paulo Petter e pelos enfermeiros da unidade”, diz nota divulgada pela pasta.

Segundo a secretaria, a idosa será transferida para a enfermaria de Clínica Médica ainda nesta quarta (6). No novo local, segundo a pasta, ela ficará em uma cama maior e terá “um pouco mais de conforto”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário