sábado, 25 de maio de 2019

Estudante usava documento de médico durante plantão no qual atendeu idosa, diz Prefeitura

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Barra, universitário saiu antes do fim do plantão e ainda usou o login e senha de outra médica que havia trocado o plantão. Idosa morreu na unidade.

Estudante usava documento de médico durante plantão no qual atendeu idosa, diz Prefeitura


O estudante de medicina que atendeu uma idosa na unidade de saúde de Santo Antônio da Barra se apresentou para trabalhar, segundo a Prefeitura, com o documento do médico que o contratou para sua substituição no plantão, no qual a mulher de 75 anos morreu. A informação foi passada pela Secretaria Municipal de Saúde à Polícia Civil, que investiga o caso.

"Foi apurado que ele chegou a unidade portanto documentos de outro profissional médico. E para tender a população, ele usou o login e a senha da nossa médica”, disse o diretor da Secretaria Municipal de Saúde Phier Decarlo. 
 
De com as investigações, quem deveria estar na unidade no dia do plantão era a médica Liliane Cândida de Paula, contratada pela Prefeitura. Mas apurações apontam ainda que ela passou o plantão para outro médico, Matheus Ferreira, mas ele não foi trabalhar e quem estava atendendo no dia era o estudante de medicina Paulo Ferreira Caixeta, que ainda teria saído antes do fim do plantão. 

A defesa de Matheus e Paulo, que é a mesma, disse que eles ainda não foram notificados sobre essa investigação da polícia, mas que tudo vai ser esclarecido. 

Já a médica Liliane enviou uma nota, através de seu advogado, na qual informa que no dia 14 de maio precisou acompanhar para uma consulta médica e eventual procedimento cirúrgico em Goiânia e por isso contratou Matheus para substituí-la. A nota diz ainda que “a troca de plantão é prática comum na unidade, com amplo e geral conhecimento da direção, do secretário de saúde, e da Prefeitura, e autorizado pela empresa contratante”. (veja abaixo nota na íntegra) 

Segundo a Prefeitura, a médica poderia ter passado o plantão para outro profissional desde que tivesse comunicado por escrito à Secretaria de Saúde. No mesmo dia, a pasta abriu uma sindicância, demitiu a médica e procurou a Polícia Civil para registrar o caso.
"Houve a abertura de uma investigação de crime de homicídio culposo. E nesse caso houve certa negligência e imperícia, então isso será devidamente apurado no transcorrer das investigações policiais”, disse o delegado Danilo Fabiano de Carvalho. 

O Conselho Regional de Medicina (Cremego) também está investigando o que aconteceu. 

“Com relação à médica que colocou o outro profissional no seu lugar, ela deve responder apenas administrativamente. O médico que colocou o estudante para dar o plantão, ele não pode colocar um profissional não médico para assumir as funções exclusivas de um médico. Pode receber desde de uma advertência até a cassação do exercício profissional neste caso”, afirmou o presidente do Cremego, Leonardo Reis. 

Já a Universidade de Rio Verde, onde o aluno investigado estuda, disse à TV Anhanguera que ainda não foi notificada sobre esse caso, mas que repudia a atitude e que o estudante estava fora das atividades pedagógicas que envolvem a instituição. 

Enquanto as investigações seguem, para a família de Aurora Pereira Teixeira, de 75 anos, que morreu após procurar a unidade no dia da troca do plantão, ficam a dor e o desejo de que mais ninguém mais sofra com esse tipo de negligência. 

“Eu acredito que eles têm que tomar uma atitude, porque se aconteceu com a minha mãe, vai acontecer com outras”, lamentou Maria Madalena da Rocha. 
Unidade de Saúde de Santo Antônio da Barra — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

No dia do plantão

Apesar de já ter feito uma cirurgia cardíaca, Aurora Pereira Teixeira, era uma idosa ativa. Gostava de andar bicicleta e de pescar nos rios da região. Mas no dia 15, ela passou mal e foi para a unidade de saúde, onde foi medicada pelo estudante, que teria se passado pelo médico. 

A filha conta que ela foi medicada e dormiu, mas na manhã seguinte Aurora voltou para o posto com muitas dores no peito. No entanto, quem tinha passado a medicação, já tinha ido embora, mesmo antes do fim do plantão. 

A prefeita de Santo Antônio da Barra, Sirleide Ramos Ferreira foi à unidade e confirmou a falha. 

“Fiquei sabendo pela manhã e a diretora do hospital me ligou chamando lá. Conversei com as enfermeiras da noite, que relataram o caso. No horário que a paciente chegou, o médico já tinha ido embora”, disse. 

Veja o que diz a defasa da médica:
 
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas nesta sexta-feira (24/05/2019), e pelo Boletim de Ocorrência nº. 10387893, registrado na Delegacia de Polícia Civil de Goiás, a Dra. Liliane Cândida de Paula Souza, vem esclarecer que:
 
1-A Notificante foi contratada verbalmente pela empresa FRANÇA & OLIVEIRA MEDICAL LTDA., inscrita no CNPJ-MF sob nº 32.459.615/0001-77, sediada na Rua Goiânia, nº 782, Centro Rio Verde - GO, para trabalhar como médica na Unidade de Saúde Maria Gerônima Pereira, na cidade Santo Antônio da Barra - GO.
 
2-No dia 14/05/2019, a Notificante precisou acompanhar um familiar acometido por linfoma (CID C81), na cidade de Goiânia - GO, para consulta médica e eventual procedimento cirúrgico.
 
3-Neste sentido, a Notificante contratou o médico Matheus Ferreira Machado para substituí-la no plantão noturno, de 16h às 8h. O médico confirmou sua presença e garantiu que iria realizar o plantão, e portanto, assumiu a responsabilidade por eventuais intercorrências naquele período.
 
4-É necessário esclarecer que a troca de plantão como foi realizado é prática comum na Unidade de Saúde, com amplo e geral conhecimento da direção, do secretário de saúde, e da Prefeitura, e autorizado pela empresa contratante. 
 
5-Portanto, eventual responsabilidade cível, criminal ou administrativa não deve ser atribuída à Notificante. Outrossim, destaca-se que a diretora técnica e médica plantonista do período diurno, Dra. Nayara Ferreira França trabalhou normalmente no dia 14/05/2019, e era a responsável pela transferência/passagem do plantão para o médico Dr. Matheus Ferreira Machado, CRM/GO 24.087.
 
6-Insta salientar que A RESPONSABILIDADE PELO PLANTÃO SÓ SE ENCERRA QUANDO DA PASSAGEM PRESENCIAL PARA O PRÓXIMO MÉDICO PLANTONISTA. Assim, SE NÃO HÁ SUBSTITUTO OU SE ESTE ATRASOU, O MÉDICO PLANTONISTA DIURNO não poderia encerrar sua jornada de trabalho, ainda mais por tratara-se da diretora técnica.
 
7-Ademais, o desligamento da Notificante ocorreu unilateralmente por sua iniciativa, com anuência da empresa contratante, em decorrência do problema de saúde narrado no item 2.
 
9-Por fim, a Notificante lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares da paciente que veio a óbito naquela data. E também, informa que está à disposição da Polícia Civil e do CREMEGO para contribuir com as investigações.
 
Rio Verde - GO, 24 de maio de 2019.
 
Liliane Cândida de Paula Souza, CRM/GO 23.498
Lucas Almeida, OAB/GO 40.455".
 
G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário