sexta-feira, 24 de maio de 2019

Sem conseguir cirurgia no HGR, paciente busca procedimento em rede particular

Cirurgia foi cancelada pelo menos três vezes no Hospital Geral de Roraima por conta da falta de materiais 

 
Denunciante afirma que Hospital Geral sofre com falta de abastecimento - Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

Uma mulher, que preferiu não se identificar, procurou a reportagem do Roraima em Tempo para denunciar as condições em que se encontram o Hospital Geral de Roraima (HGR), o maior do Estado. Ela esteve nas últimas semanas na unidade de saúde para acompanhar o marido internado.

Ela relatou que a situação do hospital é caótica e muitas coisas precisam ser feitas para melhorar. Tudo começou no dia 7 de abril de 2019, quando o marido dela sofreu um acidente de trânsito e ficou 14 dias internado. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi submetido ao procedimento cirúrgico no mesmo dia.

"Ele teve várias fraturas no punho, região do braço e na mão. Fizeram a cirurgia do braço, que era para fechar o que foi aberto e colocar o expositor. Duas semanas depois o liberaram, uma alta totalmente errada. Nenhum médico fez avaliação e nem receitaram nada, apenas deram encaminhamento para próxima cirurgia", revelou.

Ainda de acordo com a denunciante, o próximo procedimento cirúrgico foi agendado para o dia 6 de maio. Contudo, dois dias antes receberam uma ligação do hospital, avisando que tinha sido cancelado devido à falta de materiais. A nova data para a operação ficou agendada para 13 de maio.

"Levei-o ao hospital no dia 12 para que houvesse a internação prévia, iniciando assim um jejum que deveria durar 12h. Após tudo isso tivemos a notícia que a cirurgia não iria mais acontecer pela simples falta de kit básico dentro do centro cirúrgico, como escova para limpar as mãos dos médicos, que custa R$ 4. É um total descaso com a população que depende do serviço público", desabafou.

Sem conseguir se submeter ao tratamento, o paciente continuou internado no HGR com a esperança de a cirurgia ser realizada nos dias seguintes. Porém, conforme a esposa relatou, não teve, e ele foi liberado pelos médicos sem data para retornar ao hospital, mesmo estando com o quadro clínico grave.
Sem perspectivas de conseguir a cirurgia no Hospital Geral, o casal decidiu procurar atendimento em uma unidade de saúde particular, mas o valor da cirurgia é elevado. Mesmo assim, espera conseguir arrecadar o dinheiro.

"O primeiro orçamento que a gente fez da cirurgia custa R$ 45 mil. Eu não tenho condições, mas farei o possível porque esperar por esse governo é complicado. Marquei consulta com médico particular para saber pelo menos qual remédio ele deve tomar, já que pelo estado não receitaram nada", contou.

A denunciante criticou a situação em que se encontra o maior hospital de Roraima e espera que providências sejam tomadas. "Isso é um total desrespeito do governo, da Secretaria Estadual de Saúde com o povo roraimense. Meu marido pode sofrer graves problemas pela demora na realização desse procedimento cirúrgico", lamentou.

A Secretaria de Saúde não se manifestou sobre a denúncia até o fechamento desta edição.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário