domingo, 19 de maio de 2019

TCE-PI determina auditoria na Maternidade Evangelina Rosa

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí determinou a realização de uma auditoria na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina,  com a finalidade de examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão.

A maternidade enfrentou nos últimos anos uma série de problemas, que resultaram até na sua interdição pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí. Atrasos salariais, problemas na estrutura e alto índice de óbitos são algumas das falhas detectadas na administração.

A auditoria vai avaliar atos de gestão dos responsáveis sujeitos à sua jurisdição, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial bem como avaliar o desempenho dos órgãos e das entidades jurisdicionadas, assim como dos sistemas, dos programas e das ações governamentais, quanto aos aspectos da economicidade, da eficiência e da eficácia dos atos praticados.


ESCLARECIMENTO 
  Sobre a determinação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí  (TCE-PI) de realizar auditoria na Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER), o diretor-geral da Unidade Hospitalar, médico Francisco Macêdo, esclarece que a decisão do Ministério Público de Contas ocorreu início do ano, ocasião  em que foi julgado que seu afastamento não era pertinente. 

O Conselho julgou realizar o levantamento no período entre 2015 e 2017, no qual  Macêdo não era diretor da Maternidade. O intuito é detectar por que houve um aumento na folha de pagamento e gastos na Instituição. Vale ressaltar, que na ocasião do julgamento, a  Maternidade provou ao Tribunal que nesse período Francisco Macêdo não era diretor da Instituição, já que assumiu em maio de 2017. A MDER provou ainda que, após o período que o atual gestor assumiu, houve redução do número de funcionários e de gastos na Casa. 

Macedo reitera que é a favor da auditoria no período citado. “É pertinente porque assim o Tribunal vai constatar como e quando houve a majoração. Então não posso responder por um período no qual eu nem tinha conhecimento do que ocorria na Evangelina” destacou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário