quinta-feira, 16 de maio de 2019

Polícia instaura inquérito para investigar morte de recém-nascido na Santa Casa de São Roque

Família registrou boletim de ocorrência por morte suspeita alegando erro do hospital. Pais, equipe médica e diretoria da Santa Casa serão chamados para prestar esclarecimentos.

Pai da criança diz que a gravidez da esposa ocorreu normalmente, sem nenhuma complicação — Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Antonio dos Santos
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a causa da morte de um recém-nascido na Santa Casa de São Roque (SP). O caso foi registrado em 22 de abril e, no mesmo dia, a família fez um boletim de ocorrência por morte suspeita alegando erro da equipe médica.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcelo Apolinário da Silva, a família, a equipe médica e a diretoria do hospital serão intimados a depor para esclarecer as causas da morte do bebê de Rosangela Korschener Kempfer, que estava grávida de 39 semanas. 

Logo após o registro do boletim de ocorrência, a polícia expediu uma requisição ao Instituto Médico Legal (IML) para a constatação da causa da morte do bebê. A previsão é que o resultado do exame fique pronto no fim de maio. 

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa de São Roque, que informou que ainda não foi notificada sobre o inquérito policial. 

Morte suspeita

O pai do recém-nascido, Luiz Antônio dos Santos, conta que a esposa obrigatoriamente deveria ser submetida a uma cesariana por conta do seu histórico de gravidez ectópica, que é quando ocorre fora do útero.
Bebê morreu durante parto prematuro na Santa Casa de São Roque (SP) — Foto: São Roque Notícias/Divulgação
A recomendação, inclusive, foi repassada para a equipe médica assim que a gestante deu entrada na Santa Casa de São Roque com fortes contrações. Mesmo assim, a família denunciou que o médico que estava de plantão teria forçado um parto normal. 

Luiz reclamou que chegou a avisar, por duas vezes, que deveriam fazer logo a cesariana, mas que ninguém lhe deu ouvidos. Além disso, ele contou que foi impedido de entrar na sala de parto por conta da falta da roupa adequada.
"Tive que ficar do lado de fora ouvindo ela gritar desesperadamente. Foi horrível, desumano o que fizeram com ela. Depois de forçarem muito o parto normal, fizeram a cesariana por volta das 7h e só quando deu 9h foram nos avisar que meu filho não tinha sobrevivido", lamentou.
O pai ainda contou que, ao questionar a causa da morte do filho para a equipe médica, acabou recebendo duas respostas diferentes e, por isso, resolveu registrar um boletim de ocorrência sobre o caso. 

"Um médico disse que meu filho teve uma parada cardiorrespiratória assim que nasceu, tentaram reanimar, mas ele não resistiu. Outro disse que ele foi sufocado, porque o cordão umbilical estava enrolado no pescoço. Eu só sei que meu filho estava bem até forçarem o parto normal. Eu cheguei a ouvir o coração dele batendo antes da minha esposa entrar na sala de parto. É um absurdo o que aconteceu. A gente precisa de uma explicação", reclamou o pai. 

Na declaração de óbito à qual a família teve acesso na Santa Casa de São Roque consta a informação de que a causa da morte do recém-nascido é desconhecida. 

Por meio de nota na época, a Santa Casa de São Roque informou que o atendimento prestado a Rosangela seguiu os protocolos de assistência à gestante, mas garantiu que a direção do hospital aguarda a chegada do laudo do IML para anexá-lo ao prontuário, que será enviado à comissão de óbitos do município para análise e parecer, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e também à Polícia Civil.

Casos semelhantes

Esta não foi a primeira vez que uma família da Santa Casa de São Roque após a morte de um recém-nascido na unidade. Em agosto de 2017, um casal reclamou que o filho sofreu uma lesão grave no pescoço durante o parto normal no local, o que levou à morte três horas depois de nascer. 

Em novembro do mesmo ano, uma gestante morreu horas após passar por atendimento na Santa Casa de São Roque. O bebê, que não chegou a nascer, também não resistiu e morreu. 
Gestante diz que bebê morreu por erro médico em São Roque — Foto: Arquivo pessoal
Já em janeiro de 2018, uma família registrou boletim de ocorrência para denunciar um caso de negligência médica no atendimento a uma gestante na unidade. A grávida e o bebê morreram após a família procurar atendimento no hospital. 

Depois, em fevereiro, a morte de outro bebê durante o parto na Santa Casa de São Roque chegou a ser investigado pela Polícia Civil. 

G1 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário