quinta-feira, 16 de maio de 2019

Moradores reclamam da falta de médicos no hospital de Januária; vídeo mostra homem no chão após não conseguir atendimento

Município diz que encontra dificuldades para preencher quadro de médicos plantonistas; segundo moradores, problema é recorrente, mas tem se agravado nos últimos meses.

g1.globo.com/mg/grande-minas//videos/v/pacientes-reclamam-de-falta-de-medico-no-hospital-de-januaria/7612265/

Moradores de Januária, no Norte de Minas, reclamam da falta de médicos no hospital municipal da cidade. Nesse domingo (12) alguns vídeos foram feitos, e postados nas redes sociais, para denunciar a situação. Em um deles, é possível ver um morador que não conseguiu atendimento deitado no chão de uma calçada, próximo ao hospital, enquanto outras pessoas tentam ajudá-lo (veja o vídeo acima)

De acordo com o morador Ricardo Monteiro, o problema é recorrente, mas tem se agravado nos últimos meses. "Muitos pacientes que precisam de médico estão sofrendo. Muitos plantões estão sem nenhum profissional para atender a população. A todo momento tem pessoas que vão à porta do hospital e precisam voltar sem o atendimento", diz o morador. 

Indignado com a situação, Ricardo foi um dos moradores que usou as redes sociais para cobrar melhorias e expor a situação, que para ele é de irresponsabilidade com a população. "O município não está conseguindo colocar nenhum médico em alguns plantões. Os funcionários estão fechando as portas para não receberem os pacientes. Creio que esta é uma atitude para que o hospital tenha responsabilidade no atendimento". 
Postagens nas redes sociais denunciam a situação do hospital — Foto: Facebook/Reprodução

O que diz a prefeitura

O secretário de saúde do município, Davidson Oliveira Dias, confirmou que o hospital encontra-se com cerca de 64% das escalas de plantões completas, mas enfrenta dificuldades para compor o quadro de médicos para atender todos os plantões da unidade. 

"É um conjunto de fatores que enfrentamos. Tem a falta de profissionais médicos que queiram ocupar as vagas, tem os atrasos dos repasses para atender a urgência e emergência. Com os atrasos ocorre uma evasão dos médicos, que não podem esperar, mas o Estado já se prontificou a regularizar esta situação". 

A unidade hospitalar afirma que a falta de médico ocorre apenas na porta de entrada do pronto-socorro e que os pacientes que se encontram internados recebem o acompanhamento necessário durante o tratamento médico. 

O aumento no número de atendimentos realizados no hospital municipal, segundo o secretário de saúde, cresceu nos últimos dias e isso também tem provocado uma superlotação, mesmo nos plantões em que os médicos estão trabalhando normalmente.

"Infelizmente tivemos o aumento no número de casos de dengue na cidade, assim como em outros municípios. O que pedimos à população é que procurem as unidades de saúde, que hoje temos cerca de 90% da área urbana assistida. E, lembrando, que muitos atendimentos que procuram o hospital podem ser feitos por enfermeiros nas unidades de saúde", completa o secretário. 

A prefeitura não disse se tem um prazo ou trabalha com alguma medida emergencial para regularizar a situação.
 
G1 




Nenhum comentário:

Postar um comentário