quinta-feira, 30 de maio de 2019

Laudo é concluído sobre morte de bebê em parto na Santa Casa de São Roque

Casal tinha tudo preparado para receber o bebê
O laudo de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) apontou como indeterminada a causa da morte do bebê de Rosangela Korschener Kempfer na Santa Casa de São Roque.

O caso foi registrado em 22 de abril e, no mesmo dia, a família fez um boletim de ocorrência por morte suspeita alegando erro do médico de plantão. A mulher estava grávida de 39 semanas quando o filho nasceu.

O portal G1 da Globo informou sobre o laudo nesta segunda-feira, veja as informações abaixo:

Segundo o registro policial, o recém-nascido teria morrido durante o parto devido a circular de cordão umbilical - quando o cordão enrola no corpo do feto. No exame, o médico legista do IML não encontrou hematomas, fraturas nem outras lesões, considerando assim a causa da morte indeterminada. Porém, foi feito um exame de Galeno positivo, ou seja, o recém-nascido respirou ao nascer.

Exames complementares, como anatomopatológico, foram solicitados pelo médico legista para confirmar a causa da morte do bebê. A Polícia Civil de São Roque irá aguardar o resultado para dar andamento no inquérito policial instaurado para investigar a causa da morte do bebê.

A reportagem do G1 tentou contato com o médico citado nas investigações, Ivan Ramiro Yugar Toledo, mas ele não foi encontrado para comentar o caso. Segundo o delegado responsável pelas investigações, ele deve ser chamado em breve para prestar esclarecimentos na delegacia de São Roque.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) informou que há uma sindicância aberta envolvendo o médico, mas não citou por qual motivo, pois o caso está sob sigilo, conforme determinação legal.

¨O trabalho de apuração corre dentro dos prazos estabelecidos por lei e garante a ampla manifestação das partes envolvidas¨, diz a nota.

Morte suspeita

Em entrevista ao G1, o pai do recém-nascido, Luiz Antônio dos Santos, contou que a esposa obrigatoriamente deveria ser submetida a uma cesariana por conta do seu histórico de gravidez ectópica, que é quando ocorre fora do útero.

A recomendação, inclusive, foi repassada para a equipe médica assim que a gestante deu entrada na Santa Casa de São Roque com fortes contrações. Mesmo assim, a família denunciou que o médico que estava de plantão teria forçado um parto normal.

Luiz reclamou que chegou a avisar, por duas vezes, que deveriam fazer logo a cesariana, mas que ninguém lhe deu ouvidos. Além disso, ele contou que foi impedido de entrar na sala de parto, porque sumiram com a sua roupa de cirurgia.

¨Tive que ficar do lado de fora ouvindo ela gritar desesperadamente. Foi horrível, desumano o que fizeram com ela. Depois de forçarem muito o parto normal, fizeram a cesariana por volta das 7h e só quando deu 9h foram nos avisar que meu filho não tinha sobrevivido¨, lamentou.

O pai ainda contou que, ao questionar a causa da morte do filho para a equipe médica, acabou recebendo duas respostas diferentes e, por isso, resolveu registrar um boletim de ocorrência sobre o caso.

¨Um médico disse que meu filho teve uma parada cardiorrespiratória assim que nasceu, tentaram reanimar, mas ele não resistiu. Outro disse que ele foi sufocado, porque o cordão umbilical estava enrolado no pescoço. Eu só sei que meu filho estava bem até forçarem o parto normal. Eu cheguei a ouvir o coração dele batendo antes da minha esposa entrar na sala de parto. É um absurdo o que aconteceu. A gente precisa de uma explicação¨, reclamou o pai.

Na declaração de óbito à qual a família teve acesso na Santa Casa de São Roque consta a informação de que a causa da morte do recém-nascido é desconhecida.

Por meio de nota na época, a Santa Casa de São Roque informou que o atendimento prestado a Rosangela seguiu os protocolos de assistência à gestante, mas garantiu que a direção do hospital aguarda a chegada do laudo do IML para anexá-lo ao prontuário, que será enviado à comissão de óbitos do município para análise e parecer, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e também à Polícia Civil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário