quinta-feira, 16 de maio de 2019

PA de Cobilândia é fechado após chegada de pacientes com suspeita de tuberculose

De acordo com o diretor do PA, Cilo Venturim, a medida foi tomada para evitar o risco de contágios

O Pronto Atendimento (PA) de Cobilândia, no município de Vila Velha, teve os atendimentos suspensos na tarde desta terça-feira (14) devido à chegada de dois pacientes com suspeita de tuberculose na unidade de saúde.

De acordo com o diretor do PA, Cilo Venturim, a medida foi tomada para evitar o risco de contágios. "Nós recebemos um paciente de demanda espontânea com uma suspeita de doença infectocontagiosa e, posteriormente, nós recebemos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) um paciente também com essa suspeita. Como nós não temos aqui leitos de retaguarda para isolamento nós tivemos que, prezando a saúde dos pacientes, fazer o fechamento do PA", diz.

Pacientes que precisaram de atendimento, mas chegaram na unidade após o fechamento do PA, deram de cara com um aviso que estava na entrada principal para urgência e emergência.

Apesar da presença dos dois pacientes que precisaram ser isolados, outros pacientes que já estavam dentro da unidade continuaram recebendo atendimento, de acordo com o diretor do PA.

Segundo Cilo, apenas os novos pacientes que chegaram após o fechamento da unidade foram orientados a procurar outras unidades de atendimento médico.

Após quase três horas de fechamento do PA, que faz atendimentos 24 horas, ainda não havia uma previsão de quando a unidade seria reaberta. A Prefeitura de Vila Velha informou que depende da transferência dos pacientes para reabrir a unidade.

Já a Gerência da Central de Regulação de Vagas informou que das três solicitações requisitadas na tarde desta terça-feira, duas já foram atendidas e a terceira, cadastrada no sistema, está sendo localizada de acordo com o perfil clínico do paciente.

Sobre a declaração do diretor do PA que cita um atendimento prestado pelo Samu, a coordenação do serviço informou que atendeu a um chamado de socorro para atendimento de pessoa em situação de rua, em via pública de Vila Velha, nesta terça-feira. A coordenação do Samu informou que imediatamente uma ambulância foi deslocada para o local e realizou o atendimento encaminhando o paciente para o Pronto-Atendimento do município, em Cobilândia, para continuidade da assistência. Ainda de acordo com a nota, todas as medidas de precaução respiratória foram adotadas mas não houve um diagnóstico fechado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário