sábado, 4 de maio de 2019

Falta de médico em unidade de saúde de Palmas interrompe tratamento de pacientes

Postinho atende moradores da região norte de Palmas. Secretaria Municipal de Saúde reconheceu o problema, mas não deu prazo de quando a situação será resolvida.

Pacientes denunciam falta de médicos em Centro de Saúde da 405 Norte

Pacientes que precisam de atendimento no postinho de saúde da quadra 405 Norte, em Palmas, estão reclamando do descaso no local. É que quem precisa de acompanhamento contínuo na unidade, que atende moradores da região norte da cidade, está exposto a riscos e teme que os problemas de saúde sejam piorados. (Veja o vídeo)
 
Os moradores contam o problema da falta de profissionais começou em fevereiro deste ano, quando um médico entrou de férias e não voltou mais. Sem profissionais e sem poder interromper o tratamento, pacientes são obrigados a pagar consultas particulares."Fica difícil para nós porque todo mundo aqui é carente", disse um morador. 

Lucia Almeida e a filha dela precisam de tratamento médico especializado, mas as mulheres não conseguiram encaminhamento. "Como não tem médico aqui na unidade, eu tive que pagar consulta particular de R$ 380, e não consigo o encaminhamento para o psiquiatra", reclamou. 

A dona de casa Alexandrina Lopes conta que, sem médico, ela não consegue as receitas para os remédios que precisa. "Sou hipertensa e se eu não tomar o remédio todos os dias, pode dar um infarto. Só que não tem esse médico aqui no postinho e a enfermeira, se der uma receita, só é válida por 30 dias. A receita do médico vale de 3 a 6 meses". Ela precisa ir à UPA para buscar os medicamentos.
Os moradores da região não sabem a quem recorrer. O mestre de obras Carlos Magno Carvalho já tentou consultar, mas não conseguiu. "Vim na terça-feira aqui, mas tem que procurar a UPA, porque nós não temos médicos. Cheguei lá o médico disse que eu tinha que ir para a unidade de saúde, mas não tem médico para atender a gente", disse indignado. 

A aposentada Maria das Neves está preocupada com a situação e teme que o estado de saúde dela saia do controle. "Sou hipertensa e preciso ter um acompanhamento com um médico e aqui não tem", reclamou.
Postinho de saúde de Palmas está sem médico — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O outro lado

A Prefeitura de Palmas, responsável pela unidade da quadra 405 Norte, foi procurada para comentar o caso e a Secretaria de Saúde informou que um médico 'coringa' atende os pacientes nas sextas-feiras pela manhã. 

Disse ainda que uma médica de outra equipe ajuda no atendimento da unidade. A Secretaria confirmou que a renovação de receitas médicas está sendo feita por uma enfermeira. 

A prefeitura disse que está em fase de contratação de um médico, mas não deu nenhum prazo de quando o problema será resolvido. 
Prefeitura de Palmas responde denuncia sobre falta de médicos na 405 Norte

 G1




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário